segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MOVIMENTOS ESPECIAIS - CAPTURA "EN PASSANT"

“En passant” (de passagem) é um tipo especial de captura feita somente pelos peões brancos que estiverem na quinta linha ou pelos peões pretos que estiverem na quarta linha do tabuleiro (figuras 01, 02, 03 e 04). A captura “en passant” só pode ser executada no lance seguinte ao movimento do peão adversário, caso contrário, esta captura “en passant” não será mais possível.
Na figura 01, o peão preto atingiu a quarta fila e o peão branco está em sua casa inicial.
Na figura 02, o peão branco salta duas casas e passa pela casa atacada pelo peão preto, marcada com um ponto.
Figura 01 - Posição inicial

Figura 02 - Lance branco
Na figura 03, o peão preto pode capturar o peão branco “en passant”, deslocando-se para a casa que ele atacava, como se fosse uma captura normal.
Na figura 04, o peão branco foi retirado do tabuleiro.


Figura 03 - Lance preto

Figura 04 - Posição final



5 comentários:

  1. difícil interpretar mas ficou legal! o projeto xadrez na escola e muito bom, na minha escola há e eu apoio e admiro, pois o xadrez estimula o raciocínio, além de ser uma aula muito proveitosa e diferenciada...

    ResponderExcluir
  2. é dificil de pegar, mas também só tem 2 movimentos especiais, o roque e en passant

    ResponderExcluir
  3. eu tanbem tenho projeto de xadrez na minha escola eu acho que os alunos se esforsaram mais no estudo por causa disso muito lega!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário