quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

XADREZ NO CMT

Profº Isnande com os alunos do Projeto

O Projeto Xadrez no Colégio Militar Tiradentes (CMT) teve como objetivo principal proporcionar aos alunos do Ensino Médio daquele colégio a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas e intelectuais.
A possibilidade de implantar o projeto no colégio surgiu na 3º etapa do nosso (Rafaella Viana e Raymara Santo) Estágio Supervisionado. Comunicamos o nosso interesse à coordenação do colégio e eles mostraram-se dispostos em prosseguir com a idéia. Inicialmente a idéia era aliar a prática do xadrez ao ensino da matemática.
Apresentamos o projeto aos alunos e nos colocamos a disposição de quem desejasse participar.
A oficina de Xadrez foi dividida em módulos: noções sobre o tabuleiro, movimento e captura de peças, xeque e xeque-mate; movimentos especiais; situações de empate; notação; princípios gerais; conselhos práticos e éticos. Resultando num total de 8 aulas.  A média foi de 4,8 alunos por aula.
Nas semanas finais do projeto pudemos contar com a contribuição do Professor Isnande Mota Barros, o qual ministrou aos alunos noções mais avançadas de xadrez.
Encerramos o Projeto com a realização de um Torneio. 
Em outras postagens falaremos mais sobre esta ação.

Um comentário:

  1. A LIGA DE XADREZ DE IMPERATRIZ vem parabenizar as Srtas. Rafa e Ray, pelo belo projeto.

    O xadrez ganha muito com suas iniciativas.

    Lembrem-se que a LIGA DE XADREZ DE IMPERATRIZ está sempre a disposição para ajudar no que for preciso.

    Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário